52 changes: segunda semana

52-changes-2

Foto: Reprodução/ Free People

Hoje completo a minha primeira semana no 52 changes e vou compartilhar agora com vocês como foi esses primeiro sete dias e qual será o nosso desafio para a próxima semana. Como vocês sabem, o desafio da primeira semana era meditar. Eu nunca tinha meditado e foi uma ótima oportunidade para acrescentar esse hábito na minha vida.

Confesso que não consegui começar esse desafio no domingo, estava fora de casa, viajando e aí fica um pouco mais complicado começar qualquer coisa. Mas na segunda, como já estava em casa, comecei a adotar o desafio na minha rotina. O primeiro dia foi bem estranho. Sentar por dois minutos e se concentrar apenas na respiração parece um desafio fácil, mas reparei como a nossa mente não consegue parar. É tanto pensando que se concentrar apenas na respiração é um grande desafio.

Nos outros dias a concentração foi melhorando e a cada dia está melhor. Consigo perceber que fico mais centrada na respiração e deixo meus pensamentos vagarem menos. Na quinta senti necessidade de aumentar o tempo e passei a fazer a meditação durante cinco minutos. Acho que cinco minutos é o tempo ideal. Não é nem tão rápido quanto dois minutos, mas também não demora uma eternidade, apesar de ser bem mais tempo que dois minutos.

É difícil falar em alguma melhora porque faz menos de uma semana que comecei a adotar a meditação, mas essa foi uma semana que estive bastante concentrada e consegui render bastante. A ligação só vou conseguir ter certeza nas próximas semanas e aí comento aqui com vocês.

O mais legal é que durante a semana dois blogs que sigo postaram sobre meditação, o que foi ótimo para eu aprender um pouco mais sobre a técnica e entender melhor a ligação da meditação com o budismo. Para quem quiser ler também, este é o link para o blog Vida Organizada e esse para o blog da Camila Carvalho.
Pretendo continuar adotando o hábito e minha vontade é meditar cinco minutos de manhã e depois cinco minutos a tarde. Semana que vem atualizo vocês sobre a minha prática de meditação.

2ª. semana: não a procrastinação

52-change-procrastinacao

Foto: Reprodução/ 52 changes

Olha que maravilha, o desafio da segunda semana é algo que tem tanto a ver com o blog. A ideia é acabar com a procrastinação nesse segundo desafio e fazer o que temos que tem que ser feito. O desafio proposto por Leo Batuta, autor do livro, é que fiquemos de 10 a 15 minutos por dia sem procrastinar.

Eu inicialmente pensei: “ah, mas isso é fácil é o que venho tentando fazer já há algum tempo, inclusive o post anterior a esse, para deixar a internet de lado e ser mais produtivo, fala exatamente sobre isso”. Mas, depois pensei melhor porque não me desafiar e ver se consigo não procrastinar em momentos delicados, como por exemplo postando aqui no blog ou escrevendo matéria para o Dicas.

São momentos que fico no computador, conectada e acessando todo o tipo de distração, será que consigo ficar ao menos 15 minutos sem me distrair? É isso que irei tentar nessa próxima semana e também, claro, tentar procrastinar o menos possível.

O autor do livro propõe que reservemos um horário diário e comecemos no primeiro dia deixando de procrastinar por apenas cinco minutos e depois ir aumenta os minutos diariamente. Escolha uma tarefa e faça ela durante esse período que você destinou a não procrastinar. Se livre de toda distração e faça o que tem que ser feito. Ao final do período, faça algo mais animador e se dê como “recompensa” por ter ficado focado durante o tempo todo.

Esse também é um hábito que devemos levar para a vida. Afinal, ser mais produtivo e escapar da procrastinação é o desejo da maior parte das pessoas. E hoje convivemos com tanta distração que fica muito difícil e aí que entra o sentido de não procrastinar virar um hábito. Por isso, mesmo se você não conseguir imediatamente, tente e persista, uma hora você conseguirá se concentrar e deixar a procrastinação de lado.

E como foi a sua primeira semana no desafio? O que vai fazer essa semana para não procrastinar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s