8 dicas para deixar a internet de lado e ser mais produtivo

Foto: Reprodução/ Modern & Classy

Foto: Reprodução/ Modern & Classy

A internet é, sem dúvidas, um dos locais mais propícios à procrastinação. Se não ficarmos atentos, acabamos perdendo o dia na internet sem fazer nada de útil. E como somos viciados nessa ferramenta! Li um texto da Ale Garattoni contando como era difícil largar o celular de lado. E é verdade, hoje somos tão reféns desses aparelhos por conta da vontade de viver sempre conectados.

Mas, desde o ano passado eu estou tentando adotar algumas técnicas para deixar a internet de lado e não me perder tanto nesse mundo, sendo mais produtiva. Algumas técnicas têm dado muito certo e por isso resolvi fazer esse post e compartilhar com vocês. Se alguém estiver precisando deixar a internet de lado, é só conferir as dicas e aplicá-las no seu dia-a-dia.

1. Utilizar o método Pomodoro

Para quem não sabe, essa é uma técnica que você se concentra na atividade durante 25 minutos e depois tem 5 minutinhos para relaxar. Gosto dessa técnica porque ela permite que a gente dê uma escapadinha rápida para checar o Face ou What’s App. Só que também faz a gente se concentrar mais, focando apenas no que tem que ser feito durante os 25 minutos. Nos dias em que estou mais distraída, essa técnica funciona que é uma beleza. Quando tenho que ler algum livro para o mestrado, é esse o método que uso.

2. Não deixar o Facebook aberto

É incrível como acabamos perdendo tanto tempo apenas checando o Facebook. Eu quando entro, sempre acabo entrando em várias páginas, lendo alguns textos que em nada me acrescentam e perdendo um tempo preciso que eu poderia estar aplicando em algo mais produtivo. Por isso, não deixo o Face aberto de jeito nenhum. Quando realmente preciso ver, entro, vejo o que tenho que ver e já fecho a página no mesmo instante.

3. Desligar os alertas do celular

Não adianta, se você ouvir algo apitando no celular, você vai ficar com vontade de ver o que está acontecendo. Então sempre quando preciso ficar atenta e focada, desligo o alerta do celular. Parece bobagem, mas funciona que é uma beleza, acreditem. Sempre ouvia todo mundo falando isso e nunca fazia, a partir do momento que comecei a fazer, me mantive bem mais focada. Hoje já consigo até me desligar do celular sem precisar desligar os alertas, mas pra isso tem que ter muita força de vontade.

4. Checar os e-mails apenas em um determinado momento

Outra coisa que todo mundo fala e que dá muito certo é parar de checar os e-mails a todo momento. Eu gosto de a hora que acordo, vejo todos os e-mails e organizo minha caixa de entrada. A partir daí tento não dar mais importância para ele. Se preciso enviar algum e-mail, entro, envio e já fecho a página para não começar a checar várias vezes e ficar olhando a cada hora que chega um e-mail novo.

5. Fechar as páginas de notícias

Eu tinha uma mania incrível de ficar o dia inteiro em sites de notícias. Sempre era uma das primeiras a saber de tudo que acontecia porque essas páginas estavam sempre abertas e eu via a cada segundo. Quando passei a perceber que perdia muito tempo com isso, parei de entrar nessas páginas. Hoje sou muito desinformada, mas ao menos consigo render melhor. Nas vezes em que entro, dou uma rápida olhada na página inicial e já saio rapidinho.

6. Ter um leitor de RSS

Se você é que nem eu e adora ficar lendo blogs, a melhor coisa que você tem a fazer é ter um leitor de RSS como o Digg ou o Pocket. Ele já coleta todos os posts dos seus blogs preferidos e deixa tudo em um mesmo lugar. Assim você não precisa ficar entrando toda a hora para ver se a pessoa postou algo. E também não precisa ficar entrando em vários blogs. É só entrar no aplicativo e ele já deixa lá tudo junto os posts que você ainda não leu dos seus blogs preferidos. Facilita e agiliza muito a vida. Eu sempre entro de manhã e na hora do almoço para ler os novos posts.

7. Fazer o máximo de coisas possíveis fora do computador

Essa não é fácil e nem todo mundo vai poder aplicar. Mas sempre há algumas tarefas que podemos fazer fora do computador e isso ajuda muito a não se perder pela internet. Eu, por exemplo, deixei de fazer minhas anotações enquanto leio no pc para fazer à mão. Claro que é muito mais trabalhoso e demora um pouco mais, mas consigo ficar mais concentrada e entendo melhor o que escrevo. Então, se você puder trocar alguns trabalhos que faz no pc para fazer fora dele, vale a pena.

8. Ter uma rotina e uma lista de tarefas

Se vamos falar de produtividade, rotina e lista de tarefas são indispensáveis. E se você sabe o que tem que fazer a seguir, não te sobra oportunidade para entrar e vagar pela internet. Por isso, tenha sempre uma rotina bem definida dos horários que irá checar os e-mails, o Face, os seus blogs preferidos e etc e não se permita sair dessa rotina e entrar em horários indevidos. Ter a lista de tarefas para o dia, vai te ajudar a saber por onde tem que caminhar e quando completar tudo, se permita a entrar e navegar pela internet à vontade e sem peso na consciência.

E você, tem alguma técnica para deixar a internet de lado? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

