5 dicas para quem trabalha em casa

homeoffice
Eu já não trabalho mais em casa já faz um bom tempo, pouco mais de um ano para ser mais exata. Agora faço uma carga horária de 44 horas semanais. Mas, ainda guardo algumas dicas valiosas sobre o assunto e decidi compartilhar.
Antes, quando passava o dia inteiro em casa, não aguentava mais olhar para as paredes do meu “home-office” (ou quarto para os íntimo). Agora, sinto uma falta danada de ser dona do meu tempo e poder programar as minhas atividades como bem entender.
Pois bem, mas toda pessoa que faz home-office sabe que algumas dicas são imprescindíveis e fundamentais para que você tenha efetividade, seja produtivo e não deixe as distrações te pegarem de jeito. Num mundo com redes sociais, Netflix e outras futilidades à vontade, você precisa conhecer as dicas de quem atuou em casa por mais de três anos.

1. Tenha uma lista de tarefas

Eu continuo a minha eterna batalha para implementar o GTD em minha vida. E nos momentos em que ele funcionou foi a época em que estive mais produtiva. Mas, não interessa o método de produtividade que você vai utilizar, o mais importante é ter uma lista de tarefas com os itens que precisa concluir no dia. Ter direcionamento ajuda a não perder tempo pensando no que tem que ser feito. Com a lista de tarefas, basta você executar.

2. Tenha uma rotina

Para um bom desempenho no home-office é de fundamental importância que você se conheça e monte uma rotina que se adapte as suas horas mais produtivas. Há pessoas que conseguem trabalhar melhor durante a manhã, outras à noite, outras não conseguem render após o almoço. Conheça os seus horários e monte a sua rotina. Você tem a oportunidade de poder trabalhar na hora que bem entender (a maioria dos home-office oferece esta possibilidade), aproveite para ter uma rotina que te faça feliz.

3. Tenha horários

Horários certos para começar e terminar de trabalhar são fundamentais para você se manter produtiva todos os dias. Nada adianta se você num dia fizer mais de 12 horas de trabalho, se no posterior você estará cansada e não conseguirá produzir quase nada. Melhor manter uma média de horas factível, que te possibilite descansar, ter lazer, praticar exercícios, etc. Sei que tem dias que não tem jeito e temos que esticar o horário. Mas tentar fazer o seu horário na maioria dos dias é uma ótima dica para sentir prazer no home-office.

4. Tome cuidado com as distrações

Ter a possibilidade de, no meio do dia, parar umas horas para dar uma cochilada, ler um livro ou ver uma série é algo divino. Mas, tome muito cuidado para que essas distrações não acabarem destruindo a sua produtividade. Caso necessário, há diversas formas de bloquear alguns sites por tempo determinado para que você não caia na tentação de dar uma passadinha no Facebook. Você também pode tirar as notificações do celular para não se distrair com elas.

5. Ative sua mente

Eu sou uma zumbi até mais ou menos uma hora depois de acordar. Meu cérebro precisa de um bom tempinho para entrar em ação e começar a raciocinar com certa dignidade. Por isso, sempre fazia algumas atividades, logo após acordar e antes de começar a trabalhar, que ajudavam a colocar meu cérebro em funcionamento. Lia blogs que seguia, tomava o café da manhã com toda calma do mundo, arrumava minha cama, tirava o pijama, enfim, tinha diversas atividades que me deixam mais dispersa, criativa e com energia para um dia de trabalho. Confesso que é o que mais sinto falta atualmente (aqui conto mais sobre a minha rotina diurna).
Essas são as minhas dicas, mas, conforme você for se acostumando com o home-office, sua rotina irá se adaptando ao que te faz melhor, te deixa mais produtiva e atenta. Trabalhar em casa é uma delícia (eu sinto a maior falta), você ganhará habilidades que serão uteis em diversos momentos de sua vida, mas se não tiver organização, dedicação e concentração, o home-office pode ser o seu maior pesadelo.
Dicas, dúvidas ou sugestões sobre home-office, não deixe de compartilhar nos comentários!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s