Trello: o melhor aplicativo para organizar o blog

Foto: Reprodução/ My Fabuless Life

Foto: Reprodução/ My Fabuless Life

Como vocês devem perceber, eu voltei a postar no blog com certa frequência e o segredo para ter um blog atualizado, mesmo com outras atividades a serem feitas, é ser organizada. Quando tinha o blog “.com” instalei alguns plugins que me ajudavam a organizar as postagens e visualizar um calendário editorial interessante.

Agora que voltei para o WordPress, infelizmente não pude mais contar com essas ajudinhas. E aí que comecei a pensar como poderia organizar o blog e qual seria a melhor plataforma para administrá-lo. Tanto o Todoist como o Evernote já fazem parte da minha organização diária, mas sabia que não seriam as ferramentas ideias.

Por já trabalhar com o Trello desde o ano passado (o site para o qual eu trabalho, utiliza ele para administrar as pautas) sabia de seu potencial em gerir um sistema legal de pautas e matérias publicadas. Resolvi testar e confesso que estou gostando muito.

Como estou me organizando com o Trello?

Foto: Calendário Trello

Foto: Calendário Trello

  • Calendário: criei um quadro para o blog e instalei a ferramenta que cria um calendário. Isso me ajuda a ter uma visão das pautas indicadas para cada dia, já que é possível adicionar datas a cada um dos cartões.
  • Etiquetas: com as etiquetas, outra ferramenta existente no Trello,  consigo designar as pautas para cada categoria, fazendo com que o blog tenha posts de categorias diversificadas. As etiquetas são coloridas e isso ajuda na hora de visualizar (se estiver colorido, quer dizer que há pautas de diferentes categorias).
  • Checklist: também utilizo o checklist para saber quais são as ações de cada pauta e o que falta fazer em cada uma delas. O mesmo checklist que deixo no Trello, também passo para o Todoist para controlar as minhas próximas ações. Assim, também deixo as atividades do blog integradas com o GTD.
  • Listas: Atualmente, estou gerenciando as pautas com quatro listas. Uma para ideias de pautas, outra para pautas que estão sendo produzidas, uma para matérias que faltam apenas serem revisadas e mais uma com as matérias publicadas. Por enquanto, está funcionando legal.

O único ponto negativo que vejo no Trello é que o aplicativo para tablet é bem ruinzinho. Não funciona direito e para inverter toda ordem do sistema é um pulo, porque não há muito controle na hora que você toca na tela. Mas como prefiro gerenciar pelo computador, está tudo ótimo.

De resto, o Trello tem sido um aplicativo perfeito para o que pretendo. Agora quero ler cada vez mais coisas sobre ele para conhecer novas funções, o que mais é possível fazer, etc. Por enquanto, o que sei já está de bom tamanho e tem me ajudado um monte.

Espero que esse post ajude você que tem blog a encontrar uma maneira de gerenciar o seu espaço e ser mais produtiva e constante nas postagens. Também posso dizer que qualquer coisa nova nos deixa empolgada e ativa para trabalhar e publicar mais.

Você tem alguma dica para organizar e gerenciar o seu blog? Conte para gente!

Leia mais:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s