Passo a passo para ter um dia produtivo

Foto: Reprodução/ Style my pretty living

Foto: Reprodução/ Style my pretty living

Já faz um tempo que quero compartilhar esse passo a passo com vocês, mas sempre quando ia escrever apareciam outras ideias e acabava deixando esse post para depois. Eu li esse passo a passo no blog do Todoist americano e como o texto não foi traduzido para o português, achei legal trazer para cá algumas dicas e acrescentar falando sobre a minha experiência. Mas quem entende um pouco de inglês, vale muito a pena ler o original.

O primeiro passo é dormir bem e o suficiente para você se sentir bem. A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono diariamente para conseguir ser produtiva e se manter concentrada. Eu sou um bom exemplo disso, preciso muito dormir bem e o suficiente para que consiga me concentrar nas minhas atividades diárias, principalmente porque trabalho muito com o intelectual, seja escrevendo, lendo ou estudando e, por isso, preciso estar concentrada e focada.

Outro importante ponto acrescentado pela matéria é que devemos deixar as atividades intelectuais para a mãe e as tarefas perceptual-motora para a tarde. Quanto a isso, acredito que cada pessoa deva compreender o seu organismo e perceber em que momento do dia você será mais eficiente nas suas atividades diárias. Eu, por exemplo, sei que realmente me mantenho mais concentrada de manhã e, por isso, procuro fazer as atividades que demandam mais concentração de manhã, mas tem gente que não funciona bem neste período do dia. Vale a pena você ir testando e perceber em que momentos você se concentra melhor, é mais criativo, etc.

Algumas dicas para a sua manhã ser mais produtiva

  • Acredite, você não precisa de café imediatamente após acordar. Como nos primeiros 45 minutos o nível de cortisol ainda é alto no seu organismo, você já tem energia suficiente para encarar esses primeiros minutos diários
  •  Antes de começar a trabalhar, faça uma rápida checagem nas suas caixas de entrada (se você usar o método GTD) ou nos seus e-mails. Aproveite para anotar os e-mails que precisa responder ou que virarão tarefas e depois distribua no seu dia a dia. Muita gente que fala sobre produtividade não concorda com esse passo, mas para mim funciona muito bem. Ao checar minhas caixas de entrada, dou um tempo para minha mente acordar e ficar ativa para outra atividade mais importante e que exige maior concentração
  • Outra atividade que você pode fazer antes de começar a trabalhar é dar uma olhada nas notícias ou nos seus feeds, mas cuidado, isso pode ser um passo fatal para a procrastinação
  • Dê uma revisada rápida no que você tem para fazer no dia e veja o que é mais importante e o que você deve fazer a seguir. Uma dica: tome cuidado para não escolher uma atividade “fácil” demais e acabar deixando as mais difíceis para o fim do dia quando, com certeza, você estará mais cansado e com menos vontade ainda de realizar aquela atividade
  • Depois de fazer tudo isso, esse é o momento ideal para tomar uma xícara de café caso você sinta necessidade. Lembrando que o café pode te deixar dependente se você exagerar nas doses diárias da bebida, por isso, beba com moderação

Almoço: uma pausa necessária

Foto: Reprodução/ Pexels

Foto: Reprodução/ Pexels

Se você acha que tem que usar a hora do almoço para adiantar trabalhos atrasados, você está muito enganado. Faça um descanso, refresque sua mente e utilize esse tempo para relaxar e se preparar para a jornada de trabalho de tarde. Também é importante que você faça um bom almoço, comendo comidas saudáveis e que vão ajudar a te dar disposição. Segundo a matéria, alguns desses alimentos são: peixes, nozes e sementes, abacate, blueberries, grãos integrais, cenouras cruas e chocolate preto.

Se você tem um bom tempo de horário de almoço, outra boa dica é tirar um tempinho para fazer uma atividade física (apesar de acreditar que essa dica é mais adequada para os americanos que costumam não comer muito no horário do almoço). É muita ótima distração e ainda ajuda a deixar você mais animada e disposta.

Acredito que para os brasileiros funciona mais a dica de relaxar e até tirar uma soneca. Para mim é ótimo e revigorante. Gosto de depois do almoço deitar e descansar, ler um pouco e dependendo do dia tirar um cochilo de meia hora mais ou menos. Tenho tirado a hora do almoço para realmente me desligar das preocupações e tem surtido um efeito ótimo. Fico bem mais ativa durante a tarde e consigo produzir muito mais.

Para terminar, antes de voltar ao trabalho, revise o seu dia. Veja o que você já fez e o que ainda se propôs a fazer. Dê uma olhada nas últimas urgências que apareceram e trabalhe para encaixá-la na sua tarde, caso seja necessário. Mas tome cuidado para não determinar mais coisas do que você tem capacidade para fazer, isso ao final do dia te dará uma sensação de incompetência, mesmo que você tenha feito um monte de coisa e não tenha parado um minuto.

O que fazer no meio da tarde quando bate aquela preguiça?

Se você é que nem eu, é bem provável que no meio da tarde você sinta uma preguiça enorme e muita vontade de não fazer mais nada. Uma ótima dica nessas horas é fazer uma pausa, tomar um lanche e dar uma refrescada na cabeça.

Eu costumo deixar somente para esses horários atividades mais prazerosas e que sei que vou querer fazer mesmo se estiver morrendo de preguiça e fico bem longe de distrações que possam me levar à procrastinação. É um tremendo desafio para mim, mas, com o tempo, vamos nos acostumando e sabendo gerir as nossas atividades para que fiquemos o dia inteiro produtivos.

Foto: Reprodução/ Pexels

Foto: Reprodução/ Pexels

Final do dia: o que fazer?

Se você é bagunceiro e costuma deixar seu local de trabalho uma zona ao final do dia, tire um tempinho para arrumá-lo e deixá-lo mais organizado, o que ajudará na produtividade do dia seguinte. Também é um ótimo momento para revisar seu dia e apontar as atividades para o dia seguinte. Eu costumo deixar um tempo para olhar as minhas caixas de entrada e ver se não tenho nada para fazer de urgente para o dia seguinte. Cheque sua agenda para se preparar para os compromissos e para que não haja imprevistos no dia seguinte.

Para mim, é também no final do dia o melhor momento para fazer atividades físicas (aliás, acho que para a maioria dos brasileiros, vide as academias nesses horários). Se terminei tudo o que tinha determinado para o dia, é hora também de relaxar, ler e até me permitir visitas em redes sociais e sites de notícias.

Prepare uma janta bem gostosa e passe um tempo com a sua família, conversando e assistindo a um programa de TV junto. Se você puder (e tiver coragem) se desligue dos seus aparelhos como celular, computador, etc, ao menos umas três horas antes de dormir. Ajuda a desligar o seu cérebro e faz com que você durma mais tranquilo (para mim, essa dica não rola!).

Antes de dormir, deixe sua roupa preparada para o dia seguinte. Será um problema a menos para você resolver na hora que acordar. Você também pode pensar no cardápio para o dia seguinte, tendo tempo para descongelar uma carne ou passar no supermercado caso seja necessário.

Um hábito noturno de Benjamim Franklin e que está em alta entre os empresários é fazer uma pergunta a você mesmo antes de dormir, como: “O que fiz de bom hoje?”. Um momento de reflexão, para pensar sobre o que você é, para onde você quer ir e se está trabalhando para realizar seus sonhos.

Prepare sua cama, ponha um pijama muito confortável, ligue o ventilador ou o ar-condicionado (nesse calor não tem como ficar sem) e vá para a cama com a certeza de ter tido um dia bastante produtivo e tranquilo. Lembre-se que esse não é o momento de pensar nos problemas e muito menos no quão cheio o seu dia está amanhã. Apenas relaxe e deixe sua mente se levar por pensamentos positivos e alegres para que você tenha uma noite de sono proveitosa.

Sei que o post ficou enorme, mas espero que vocês gostem desse passo a passo e comecem a utilizá-lo no seu dia. Algumas dessas dicas são bem proveitosas e fazem com que a gente aja com maior tranquilidade e aproveite cada momento do dia para fazer acontecer.

Qual é o seu passo a passo para ter um dia produtivo? Compartilhe com a gente o que mais funciona para você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s