Como uma simples atitude mudou a minha produtividade

facebook-produtividade

Foto: Reprodução/ Le Petite Madame

Esse título é daqueles que chama a atenção e você pensa que deve ser a maior bobagem do mundo ou que você já está careca de saber. Pode até ser que você ache isso, mas o que vou falar é algo que funcionou muito bem pra mim e achei que valeria a pena compartilhar.

Faz mais ou menos uma semana que excluí o aplicativo Facebook do meu celular. Eu já havia tirado ele do meu tablet e resolvi excluí-lo do celular também. É uma atitude bastante simples, mas fez uma tremenda diferença na minha produtividade.

Percebi que estava perdendo muito tempo olhando o Facebook e me perguntei se estava valendo a pena. Realmente, na minha opinião, não estava gastando com “bobagem”, mas estava a todo momento lendo coisas repetitivas que já estava bem consciente do que era.

A primeira coisa que fazia quando acordava era checar o Facebook e entre uma postagem e outra acabava perdendo, no mínimo, uma meia hora da minha manhã apenas fazendo isso. Era um tempo precioso e que comecei a perceber que não estava sendo bem utilizado. Depois, era só meu celular apitar, para qualquer notificação, que eu ia, inevitavelmente, parar no meu Facebook e lá se ia mais uma meia hora sem nem eu perceber.

Eu já tinha pensado no assunto algumas vezes, mas nunca tinha tido coragem de tomar essa decisão. Mas, um dia, depois de perder várias horas com o Face, decidi que aquilo não estava sendo saudável para minha rotina e que teria que eliminá-lo. Se me arrependesse depois, nada me impediria de baixá-lo novamente.

Sem o Facebook fiquei mais produtiva e concentrada

Após excluí-lo do celular, confesso que até esqueço que tenho Facebook porque dificilmente acabo entrando nele pelo computador. Ou seja, foi uma grande diferença e muitos minutos economizados.

Essa foi uma das várias atitudes que eu tomei para aumentar a minha produtividade nos últimos dias (percebi que estava procrastinando demais para concluir minhas tarefas, mas vou falar mais sobre isso em um outro post) e acredito ter sido a mais efetiva.

Além de aumentar a produtividade, percebi que me sinto mais concentrada. Quando me distraio com alguma notificação do celular, já volto rapidamente para o que estava fazendo, afinal, não há nada mais interessante no celular para fazer. Me pego muitas vezes olhando o celular, procurando algo para me distrair nele, mas acabo desistindo, pois já não há nada que me faça passar muito tempo nele.

Como ando economizando tempo, tenho feito diversas coisas que antes não arranjava espaço na minha agenda. Tenho estudado mais, visto séries e, o principal, reativei o blog. Ou seja, só há vantagens em ter eliminado o Facebook do celular. E não, não tenho sentido falta, sei que não estou perdendo muita coisa por lá. O sistema de visualização dos posts do Face sempre ajuda para mostrar o que de mais interessante aconteceu enquanto não passei por lá.

Se eu sugiro que você faça o mesmo? Sim, com certeza, não pense duas vezes. Aproveite para gastar esse tempo com coisas mais produtivas e interessantes. E, sempre que estiver com saudades do seu Face, entre nele pelo navegador do seu celular ou pelo PC.

Você testou isso? Qual foi a maior mudança que aconteceu em sua vida?

3 comentários sobre “Como uma simples atitude mudou a minha produtividade

Deixe um comentário

