6 vantagens de trabalhar em casa

Foto: Reprodução/ The Every Girl

Foto: Reprodução/ The Every Girl

Em um dos primeiros posts que fiz nesta nova fase do blog, eu contava sobre asdesvantagens de trabalhar em casa. Fiz aquele post porque todo mundo acha que home office é só vantagem e não é bem assim. Há também algumas desvantagens e trabalhar em casa não é para todo mundo.

Mas já faz um tempo que venho pensando que preciso também compartilhar as vantagens de trabalhar em casa. Hoje tem tanta gente trabalhando de casa que parece ser  uma tendência do mercado de trabalho nacional (o que não sei se é bom ou ruim), por isso preciso pontuar as coisas boas.

Levanto esses pontos não apenas pela minha experiência, mas também por alguns relatos com a experiência de outras pessoas. Se você estiver pensando em começar a trabalhar em casa, minha dica é: leia este post e leia o post sobre as desvantagens. Compare-os e veja o que melhor combina com você.

1. Você pode fazer o seu horário

Se você é daquelas pessoas que rendem mais durante a noite, faça da madrugada o seu horário de trabalho, sem problemas. Se você teve algum imprevisto no dia anterior e teve que ficar acordado até mais tarde, não se preocupe, você pode sim dormir até mais tarde no dia seguinte. Do mesmo jeito que se você é daqueles que ama tirar uma sonequinha depois do almoço (EU!), fique à vontade. Afinal, quem faz o horário é você.

2. Você pode passar mais tempo com as pessoas que moram na sua casa

E isso inclui filhos, por exemplo. Tem coisa melhor do que poder ajudá-los com as tarefas (claro que tudo dentro de um limite porque você também tem que trabalhar). Como você trabalha em casa, por consequência, sempre estará perto e com mais tempo perto das pessoas que você ama.

3. Você pode trabalhar com a roupa que quiser

Você não precisa usar uniforme, muito menos passar calor porque tem que usar calça no trabalho. Você pode trabalhar de pijama, de shorts velho, de moletom, com cabelo desarrumado, do jeito que você quiser. Você não precisa se preocupar com isso e nem com outras preocupações que teria caso precisasse trabalhar fora de caso. Isso faz a gente economizar na roupa.

4. Você pode incluir compromissos mais pessoais na agenda da semana

Sua avó te chama para tomar aquele café da tarde na quarta de tarde e você não vai precisar falar não. É só se organizar e aproveitar aquelas horinhas. Você também não vai mais precisar pedir dispensa quando precisar ir em médico ou qualquer outro compromisso que seja no horário comercial. Isso é ótimo, só tome cuidado para não lotar a agenda com esses compromissos e esquecer do seu trabalho.

5. Você pode escolher onde quer trabalhar

Você não precisa ficar necessariamente trabalhando em casa o tempo todo. Você pode alugar espaços de coworking, pode ir em um café, biblioteca e até mesmo na praia ou em outro lugar que te proporcione concentração e que te possibilite trabalhar. Até porque muitas vezes as paredes de casa enjoam e você precisa de novos ares para ser produtivo.

6. Você não perde tempo com deslocamento

Para quem mora em cidades grandes e com muito trânsito esta é uma vantagem e tanto. Como você trabalha em casa, você não tem que se preocupar com o deslocamento, é só acordar e começar a trabalhar. Você também não gasta com transporte e economiza de mais uma maneira. Além de nunca ter problema de esquecer algo importante no escritório ou em casa, porque tudo estará em mãos.

Confesso que poderia citar mais algumas vantagens, mas de certa forma elas se encaixam em alguma destas categorias. E como fiz o post sobre as desvantagens com seis, também quis fazer este com seis para deixar igualado.

Acho que tenho que postar mais sobre isso, porque confesso que é algo que tenho bastante experiência, já que há algum tempo que trabalho/estudo tudo em casa.

Uma dica importante é que todas essas dicas vão por água abaixo se você não conseguir render no seu tempo de trabalho. Você está em casa, mas você precisa trabalhar ou fazer o que é prioridade para você naquele tempo. Não se perca nas vantagens e deixe elas te dominarem. Seja dono do seu tempo e faça ele ser útil para você.

Você trabalha em casa? Mais alguma dica para acrescentar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s