Hábito de leitura: como fiz para ler mais

Foto: Reprodução/ Pinterest

Foto: Reprodução/ Pinterest

Desde o ano passado estou tentando ler mais e fazer da leitura um hábito. Coloquei alguns objetivos e tenho tentado cumprir. Minha intenção é fazer dos livros um grande parceiro e, com isso, ampliar o meu conhecimento.

Sempre gostei de ler e, como já disse aqui, não tinha o hábito da leitura. Lia quando aparecia um livro legal e aí começava e não parava mais. Era até ruim porque deixava tudo de lado e só me voltava para as outras coisas quando acabava aquela leitura. Se era uma série, aí ficava complicado porque queria ler todos os livros .

Observando as pessoas que admiro, comecei a perceber que todas elas faziam da leitura um hábito diário e percebi que não seria um grande esforço acrescentar livros na minha rotina, afinal gosto de ler e sei que isso me faz bem. Percebi que poderia aprender sobre tudo o que me interessava lendo livros. Queria muito saber mais sobre várias coisas e os livros são um caminho para eu ter esse conhecimento.

Comecei então a me rodear de livros interessantes que eu gostaria de ler e a observar que espaços de tempo poderia incluir a leitura. Vi que gastava muito tempo fazendo nada na internet e que esse era um tempo que poderia usar para ler.

Como criei o meu hábito de leitura

Foto: Reprodução/ Miss Liz Heart

Foto: Reprodução/ Miss Liz Heart

Se você parar para ler os meus posts sobre leitura do mês vai perceber que eu comecei lendo pouco, dois livros por mês, e com o tempo fui lendo mais até alcançar o meu objetivo no mês passado que foi de quatro livros lidos.

Minha ideia é ler em média um livro por semana o que acho razoável e possível. Não adianta criarmos metas que sejam impossíveis de serem cumpridas, pois isso só nos desanima. Com a meta em mente fui criando o hábito e incluindo na minha rotina a leitura. Vou explicar para vocês como fiz:

Primeiro observei em que horários poderia ler que não atrapalhassem meu trabalho e nem os meus estudos (não conto os livros do mestrado como livros de leitura porque vejo eles mais como obrigação do que algo prazeroso). Daí criei dois horários de leitura que são logo depois do almoço, mais ou menos entre 13h e 14h, e depois a noite, mais ou menos a partir das 22h. Com isso, leio, em média, três horas por dia.

Em alguns dias acabo me perdendo na internet, mexendo no Pinterest ou vendo vídeos no YouTube, mas me permito porque são duas coisas que gosto bastante de fazer e não sinto que são totalmente inúteis como ficar vendo o Facebook sem nenhum intuito.

Quando estou lendo algum livro que está empacado, coloco metas de leitura para ele, como, por exemplo, ler ao menos 50 páginas por dia. Isso funciona para mim e me ajuda a terminar alguns livros que não acho tão interessantes. Não peguei ainda nenhum livro que fosse muito chato e que tivesse que abandonar. Sou persistente e leio o livro até o fim.

Leio um livro de cada vez, é isso que funciona para mim. Apesar do meu Skoob ter vários livros em andamento, podem apostar que estou lendo apenas um livro. A maioria dos outros que estão lá é para o mestrado. No entanto, agora ando pensando em ler um livro de ficção e um livro de não-ficção ao mesmo tempo porque ultimamente só tenho tido vontade de ler ficção.

Por conta da rotina, acabo lendo muito mais nos dias da semana do que nos finais de semana. Isso mostra que ter uma rotina ajuda muito a controlar a leitura. Como nos finais de semana não tenho rotina nenhuma, acabo não lendo. Isso é ruim? Não, porque acabo fazendo coisas diferentes, como ver filme, série, TV e etc.

Uma coisa que pode empacar a leitura é não saber o que ler quando termina um livro. Às vezes perco um ou dois dias pensando e pesquisando qual livro ler e isso, obviamente, não é legal. Mas ainda não consegui criar uma fórmula para determinar isso, sempre vou mais pelo gosto do momento o que acaba dando certo.

Conte um pouco sobre o seu hábito de leitura. Com certeza tem uma dica que vai nos ajudar a ler mais!

Deixe um comentário

